top of page
Buscar

Afinal, para quem você produz vídeo?

  • Foto do escritor: Marcelo Leite
    Marcelo Leite
  • 30 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura



Já se fez essa pergunta? Embora pareça óbvio, na verdade, é o ponto de partida do seu projeto de construir um canal e poucas pessoas atentam para isso. Saber para quem você faz vídeos permite que você entenda as métricas mais claramente e produza conteúdo mais adequado e com melhor resposta. Assim como entender os limites do seu nicho é reconhecer que ele o define, mas ele o restringe com o falei no texto anterior. E você precisa conviver com isso.


Apesar de lhe parecer estranho entenda que você não faz vídeos para o Kwai, nem para o TikTok, nem para o algoritmo, nem para os chineses que te perseguem não distribuindo o seu conteúdo. Um chinês acorda lá em Pequim e entre um pastel e um produto eletrônico, ele para o trabalho a fim de prejudicar o canal do seu Paulo ou de D, Maura lá do interior de Goiás não distribuindo o vídeo deles. Para com isso... Isso não faz o menor sentido. Você faz vídeo para as pessoas que gostam no seu nicho, mas precisa entender essa lógica e para de culpar os outros por seu desconhecimento. Você já falou: “O Kwai entrega o vídeo para quem ele quer”. Pois é. Para de falar besteira. Então, vamos lá.


Infelizmente, a resposta delas não depende só de gostarem do seu nicho. Entre eles gostarem e as métricas positivas, existe o fator disponibilidade e assunto. O primeiro se refere ao fato de, na hora em que o vídeo for entregue ao usuário que gosta do seu conteúdo, ele ter a possibilidade de assistir. Por exemplo, se o vídeo for postado às 14 horas e o usuário não estiver com disponibilidade para assistir, entender e reagir, a resposta será negativa e não adianta ele gostar do seu nicho que não vai surtir efeito. Pense quantas vezes, você não recebeu um vídeo de um nicho que você goste, mas que, naquela hora, não deu para ver e você passou.


O outro fator é o assunto. O nicho é o tema do seu canal (motivacional, educacional, humor...), mas o assunto é o tema do seu vídeo. Um canal de educação para produção de vídeos pode tratar de diversos assuntos como fazer um roteiro, usar a luz no canal, cuidados com o som. Enfim, eu tenho um nicho, mas trato de diversos assuntos dentro desse nicho no meu canal. E aí é que está: eu tenho que buscar constantemente assuntos que despertem interesse nas pessoas. Não basta gostarem do seu nicho, tratar de temas em alta no formato correto é o desafio que separa uma viralização de uma baixa distribuição.


Resumidamente, você faz vídeos para as pessoas e aí está seu compromisso em buscar os assuntos em alta para que elas reajam positivamente ao seu conteúdo. É claro que isso depende muito do seu nicho, mas um bom lugar para se encontrar temas em alta são em canais grandes e nos vídeos que apresentam mais distribuição deles. Um bom produtor de conteúdo é, a princípio, um bom consumidor de conteúdos de canais que atuam, principalmente, do seu nicho.


Não se esqueça então. Fale do que as pessoas querem ouvir. Produza vídeos dentro do formato mais adequado para seu nicho (para isso teste, teste, teste...) e invista no volume de postagem entendendo que se o seu nicho não favorece muito isso, sua estratégia deve ser outra: foco na exploração das métricas.


Afinal, você produz vídeos para pessoas e se você entender o que elas querem, o algoritmo distribui seu conteúdo e você para de culpar o chinês lá de ter implicância com você. Normalmente, o problema não é ele, é você. O caminho é por aí.

 
 
 

Comments


bottom of page